domingo, 25 de junho de 2017

Anderson “Spider” Silva é o melhor lutador da história do UFC

Por Leandro Medeiros

No dia 14 de abril de 1975, nasce em São Paulo, Brasil, um mito chamado Anderson da Silva, também conhecido como Spider (Aranha). Ele é um lutador de artes marciais mistas e ex-Campeão Peso Médio do Ultimate Fighting Championship (UFC).

Anderson é avaliado como o melhor atleta da história pelo presidente do UFC, Dana White. Spider venceu 17 vezes seguidas e fez 10 defesas de cinturão sucessivas e é até hoje o dono da maior marca de títulos defendidos junto com Demetrious Johnson tem a mais extensa sequência de vitórias do UFC.



Spider nasceu na capital paulista, no entanto mudou-se aos 4 anos de idade para Curitiba, local em que começou a praticar Taekwondo com 5 anos de idade, modalidade marcial na qual conquistou a faixa preta aos 18.

Anderson ganhou dos irmãos Nogueira (Minotauro e Minotouro) a faixa preta em jiu-jitsu e também foi o segundo lutador de Muay Thai instruído pelo Mestre Fábio Noguchi em Curitiba.

Sua estreia no UFC foi em 28 de junho de 2006, Anderson lutou no evento chamado Ultimate Fight Night 5, realizado nos Estados Unidos, contra o lutador Chris Leben. Spider venceu a batalha aos 49 segundos do assalto inicial com um nocaute. Inclusive esse foi o combate mais rápido de sua trajetória no principal evento de MMA.

No UFC 64, promovido no dia 14 de outubro de 2006, Anderson Silva teve a chance de brigar pelo cinturão da categoria de pesos médios, um questionário com os internautas no site do UFC foi feito para nomear quem seria o próximo adversário do Spider. A grande quantidade dos votos foi para o até então campeão dos pesos médios, Rich Franklin.



Assim a luta aconteceu e Anderson venceu no primeiro período de um jeito avassalador. Esse confronto é até hoje definido como um dos mais perfeitos combates da carreira do Spider, porque ele usou extraordinárias movimentações com pontapés e joelhadas.

Anderson venceu o combate aos três minutos e cinquenta e três segundos do primeiro assalto, quando ele aprisionou e deu numerosas coronhadas em Rich em um clinch (uma espécie de abraço em que o lutador usa para imobilizar os braços do oponente). Spider foi o segundo atleta que ganhou de Franklin, após Lyoto Machida.

Depois da conquista do título de campeão dos pesos-médios, Anderson escreveu o seu nome como um “mito” do UFC, porque ele teve uma longa sequência de vitórias incríveis ao defender o seu cinturão. Ele venceu Lutter (UFC 67); Marquardt (UFC 73); Franklin (UFC 77); Henderson (UFC 82); Irvin (UFC Fight Night); Côté (UFC 90); Leites (UFC 97); Griffin (UFC 101); Maia (UFC 112); Sonnen (UFC 117); Belfort (UFC 126); Okami (UFC 134); Sonnen – revanche (UFC 148); Bonnar (UFC Rio III).



A impressionante série de invencibilidade de Spider foi cessada no dia 6 de julho de 2013, quando perdeu o cinturão Peso Médio do UFC para o lutador americano Chris Weidman.
Anderson já participou de produções cinematográficas, como “Hell’s Chain” e “Jogo Mortal”. Além disso, Spider atuou no filme brasileiro Até que a Sorte nos Separe 2 e fez uma dublagem no filme de animação digital “Minhocas”.

Além das participações em longas-metragens, Anderson mostra toda a sua preparação para ganhar o cinturão do UFC no documentário "Como Água”, produção lançada em 2011 e premiada no Tribeca Film Festival como Melhor Direção.

Atualmente Anderson teve alguns problemas com exames anti-dopping e tem alguns descontentamentos com o Dana White e a organização das lutas do UFC, no entanto ele ainda segue em atividade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário